Formação IBCLC (Inicial e Contínua)

Pessoas com diferentes qualificações podem ser elegíveis para se candidatar a obter a certificação de Consultor de Lactação. No entanto, os candidatos necessitam ter conhecimentos em ciências da saúde (anatomia, fisiologia, crescimento e desenvolvimento infantil, nutrição, capacidades de comunicação, suporte básico de vida, entre outras), educação específica em lactação num mínimo de 90 horas e uma experiência clínica relevante no apoio à amamentação, que dependendo da via de acesso para ser elegível para o exame de creditação será de 1000 horas (Via 1) ou 300 a 500 com supervisão direta (vias 2 e 3 respetivamente). Consultar mais informação aqui.

 

A cada 5 anos, os consultores necessitam certificar-se de novo, através de repetição de exame ou da obtenção de créditos referentes às diferentes áreas do saber inerentes à profissão, de forma a manter uma atualização dos seus conhecimentos, para que possa sempre bem servir quem o procura.

Em resumo, apenas o Consultor Certificado de Lactação é o profissional de saúde capacitado para fazer consultas de amamentação.