Quando consultar um Consultor de Lactação?
Sendo as consultoras de lactação as profissionais de saúde especializadas nos diferentes problemas e situações que as mães enfrentam no decurso da amamentação, é a elas que idealmente as mulheres que necessitem de qualquer tipo de apoio devem recorrer.
Antes do parto as mulheres devem buscar informação sobre a amamentação, para que todas as decisões tomadas, durante o processo de lactação, sejam baseadas em conhecimentos atualizados e fiáveis. Também a informação que obtêm junto da Consultora irá permitir-lhes empoderar-se de forma a sentirem-se mais aptas e confiantes durante a amamentação.
“Informação é poder”.
Da nossa experiência, grande parte das dificuldades que numerosas mulheres experienciam durante a amamentação iniciam-se durante e imediatamente após o parto. O tipo e circunstâncias de parto, a possibilidade de efetuar ou não pele com pele durante as primeiras horas, as intervenções dos profissionais de saúde durante a estadia na maternidade, podem influenciar de forma marcada e indelével o modo como decorre e a duração da amamentação.
A separação da mãe do bebé, a introdução de leites artificiais, tetinas e mamilos de silicone, práticas frequentes em muitas maternidades, aliadas à falta de preparação da maior parte dos profissionais que lá trabalham, contribuem para dificultar todo o processo, podendo ocasionar ainda mamilos feridos, ingurgitamentos mamários, ductos entupidos e mastites.
A sincronia mãe-bebé é interrompida, os instintos maternos são abafados, o cansaço e a ansiedade passam a dominar todo o processo. As mulheres precisam de apoio físico e emocional, além de auxílio específico na amamentação.
No entanto, fruto de desconhecimento da nossa existência, hesitação quanto à eficácia ou mesmo possibilidade de real auxílio, muitas mulheres demoram a tomar a decisão de fazer uma consulta. O apoio à amamentação deve ser o mais precoce possível, para que os melhores resultados possam ser obtidos. Também na consulta com Consultora de Lactação podem ser identificados problemas que vão muito além das dificuldades de amamentação, e que se podem repercutir no bem-estar, e saúde do bebé para toda a vida, como torcicolos, restrições orais, alterações do tónus do bebé, entre outros.
Mas mais do que compreender e auxiliar nas dificuldades, enquanto consultoras de lactação tentamos atuar tendo em mente a prevenção para a saúde, balanceada em simultâneo com o incentivo à capacidade de decisão dos pais, os únicos bons julgadores das reais necessidades da sua própria família.